Casamento D + I #05 – O look do noivo
Este vai ser o post mais curto de toda a história deste blog (brincadeirinha)!
Eu sei… Se o vestido é surpresa, o fato do noivo também deve ser. Mas não foi. Quando o noivo disse que queria que fosse com ele, os meus olhos brilharam. E quando, em 2013, me disse “E se eu fosse de papillon?”, os meus olhos, confesso, não brilharam assim tanto. Pensei no meu tio, de laço e faixa há 20 anos atrás! Em 2013, ainda não era a “moda” que é hoje e o que nós passamos para encontrar um papillon. Rapidamente aquela escolha inusitada começou a fazer sentido e, se era a escolha dele, seria a minha também. E o noivo estava lindo!

Ao longo deste relato vão ver que, muitas vezes, falo no singular. Mas se pensam que a noiva fez tudo e o noivo só apareceu por lá no dia, desenganem-se! O noivo participou em tudo e trabalhou afincadamente para que tudo estivesse como queríamos. Afinal, eu não iria casar sozinha! A verdade é que a maior parte das pesquisas e ideias mirabolantes eram minhas, mas ele estava sempre lá (ou quase, ahah!) para pôr as mãos na massa. E eu sei que às vezes não era fácil acompanhar a mudança constante de ideias. O meu lado criativo é bastante acelerado e quando me via (e ainda hoje isso acontece) muito calada, erguia o sobrolho e perguntava (com ar de pânico, ahah!): “Estás muito caladinha… O que estás tu a tramar?” E não é que eu estava mesmo a tramar alguma?! (das boas, claro!)
Por tudo isto, hoje pedi ao noivo, agora marido, para vos falar sobre as escolhas dele. Quem melhor do que ele?

O fato
Quando começámos a pensar em casar, confesso que o meu look enquanto noivo nunca foi algo com que me preocupasse muito. A minha noiva vinha e dizia, em tom urgente: “E o teu fato, já pensaste nisso? Já começaste a ver?”, ao que eu respondia: “Oh, está bem, depois vejo isso”. No entanto, também não foi uma coisa que deixasse para a última da hora. Então, um dia, depois de tratarmos das mil e uma coisas que tínhamos para organizar (é que ela conseguia inventar – no bom sentido – sempre mais alguma coisa, tinha sempre mais alguma ideia), disse à noiva para irmos (sim, os dois) ver o fato. Queria, acima de tudo, um fato elegante, sóbrio, simples e intemporal. Daí que a minha escolha tivesse recaído num fato preto, clássico, apenas com uns detalhes mais brilhantes mas discretos. Felizmente para mim, não foi preciso procurar muito e decidi que seria um dos que tinha experimentado no Mundo dos Fatos.

A camisa, o papillon e os acessórios
Ao mesmo tempo que escolhia o fato, tentava pensar na sua conjugação com os próximos elementos: a camisa e o papillon (estava decidido que seria um noivo de laço!). Sabia que a camisa também iria ser simples, mas, aqui, a coisa complicou-se um pouco mais, pois, como sou magro, a maioria das camisas que encontrava eram demasiado grandes ou não se adequavam a uma cerimónia de casamento. Tinha, então, de encontrar um sítio onde pudessem fazer a minha camisa à medida. Fomos ao Cardoso da Saudade, no centro de Braga, disse o que queria e como queria, tiraram-me as medidas e, uma semana depois, tinha a minha camisa personalizada.
Também foi aqui que, por acaso, encontrámos o papillon certo, apesar de, na altura, a oferta disponível ainda ser bastante reduzida comparada com a actual. Para terminar, um lenço branco para quebrar a monotonia do preto, aplicado no bolso do casaco, já que não iria levar nenhuma boutonnière.
Resta falar de alguns acessórios que serviriam para completar o look: botões de punho prateados, foscos, mas com um risco mais brilhante a remeter para o risco da lapela; cinto clássico preto; e o relógio que a minha noiva me oferecera alguns anos antes.
Em relação ao perfume, este era totalmente novo para mim, para simbolizar o começo de uma nova etapa. É, hoje, um aroma especial que evoca um dia especial.

Os sapatos
Pouco há para dizer em relação aos sapatos. Pretos, clássicos, com um toque de modernidade e juventude, em harmonia com o resto do look.

No dia, uma surpresa para compor o look…
No dia do casamento, tive ainda direito a uma prenda da minha noiva. Uma caneta muito especial, com uma gravação, para continuar a escrever a nossa história, e no interior do embrulho uma bonita mensagem de “até já”.

Fato: Mundo dos Fatos
Camisa à medida, papillon e lenço do casaco: Cardoso da Saudade
Acessórios: Botões de punho e cinto: Mundo dos Fatos
Relógio: One
Sapatos: Sapataria Lusitânia
Fotografia: My Frame – Photography & Design
Até à próxima página desta história!